terça-feira, outubro 25, 2011

Descobertos perfis que promovem anorexia e outros distúrbios alimentares


Anorexia e bulimia no twitter e facebook
2011-10-19

Perfis defendem magreza a todo o custo.

A recente descoberta de vários perfis no Twitter que promovem a anorexia e a bulimia mediante conselhos e regras para o dia-a-dia revelou uma ameaça que muitos pais desconheciam e que, contudo, podem conter consequências perniciosas para a saúde dos seus filhos.
No perfil de alguns dos utilizadores podem ler-se frases como: "Agora quero desesperadamente emagrecer", "quando cheguei da escola fui obrigada a comer mas felizmente consegui miar [vomitar] tudinho até sangrar", "tenho anorexia há pouco mais de cinco anos e estou em tratamento infelizmente", "parei de comer porque você me chamou de gorda" ou ainda "quod me nutrit me detruit".
A BitDefender, empresa provedora de soluções inovadoras de segurança antimalware para a Internet, localizou também várias páginas do Facebook e blogs onde se encontram comentários similares e onde os jovens prestam ajuda e dão conselhos entre si para reforçar as suas actividades.
A empresa deixa uma lista de conselhos para ajudar os pais a vigiar correctamente o uso que os seus filhos fazem das redes sociais e localizarem o mais cedo possível qualquer tipo de problema de saúde. Aconselha a criar um perfil nas redes sociais onde os filhos tenham também um (Facebook, Twitter, Tuenti) e segui-lo; aprender a utilizá-los correctamente; manter-se informado sobre todos os riscos de segurança nas redes sociais e a falar com os filhos, explicando riscos.
Caso as crianças insistam em visitar páginas e blogs sobre esses temas, pode usar uma solução de segurança que inclua Controlo Parental, impedindo-os de visitar páginas que contenham palavras-chave relacionadas com o tema, como: bulimia, anorexia, ana (nome pelo qual se referem a si mesmas as anoréxicas), mia (nome das bulímicas), princesa (forma de se verem a si mesmas), vomitar, ou tantas outras expressões quantas as que queira; contactar um especialista em transtornos alimentares o mais cedo possível e também podem sempre denunciar esses sites nas próprias plataformas, explicando detalhadamente que estão a promover um comportamento insalubre.
"Muitos pais de filhos adolescentes não sabem bem o que são as redes sociais e que perigos escondem. A nossa intenção é consciencializá-los e explicar-lhes adequadamente o que podem fazer para evitar que os seus filhos aproveitem as redes sociais para reforçarem o seu comportamento insalubre. Há que destacar que alguns destes perfis superam centenas de seguidores, pelo que estamos a falar de um fenómeno bastante divulgado", explica Jocelyn Otero Ovalle, directora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal.

Sem comentários: