sexta-feira, janeiro 12, 2007

Bulimia

Este distúrbio frequentemente começa no fim da adolescência ou no início da idade adulta e é mais frequente nas mulheres do que nos homens. A prevalência da BN em adolescentes e mulheres jovens da população geral é aproximadamente de 0.5 a 1% (valores subestimados).
Pensa-se que existe um conjunto de factores (individuais, familiares e socioculturais) que podem predispor a pessoa para o desenvolvimento duma BN. O começo da BN parece também estar associado com determinados acontecimentos de vida precipitantes.

O perfil típico duma doente bulímica é o de uma mulher jovem, com história pessoal ou familiar de obesidade e de distúrbios do humor, que acha que tem excesso de peso e começa a fazer uma dieta. Apesar de perder algum peso, não fica satisfeita com essa diminuição ponderal e desenvolve uma preocupação exagerada com o seu peso e forma corporal. Isto leva-a a fazer dietas cada vez mais restritivas. Seguem-se os episódios de empanturramento, quando perde o controlo sobre a ingestão alimentar. O seu medo de engordar é tão grande como a sua atracção pela comida. Então, perturbada pela sua falta de controlo e pela possibilidade de ficar gorda decide induzir o vómito e usar laxantes para poder comer grandes quantidades de comida sem ganhar peso.
Entre os episódios de empanturramento faz também uma dieta bastante restritiva. Os episódios bulímicos agravam-se. E o seu problema tende a tornar-se crónico, com flutuações frequentes na gravidade dos sintomas.

Sem comentários: