quarta-feira, janeiro 24, 2007

SPFW distribui cartilha contra anorexia entre modelos

Foi lançada nesta terça-feira, dia 23, em São Paulo, uma cartilha que pretende evitar que modelos cheguem ao extremo da anorexia. A iniciativa, anunciada um dia antes do início dos desfiles da São Paulo Fashion Week, que simboliza o calendário oficial da moda no país, é a primeira atitude concreta após o registro de mortes pela doença. A cartilha será distribuída em agências de modelos de São Paulo e está disponível para download no site da semana da moda paulistana. Sua temática é comer sem culpa, dando também dicas de alimentação saudável. A idade para começar a trabalhar também está em questão nesta edição da SPFW. Segundo o diretor-artístico da SPFW, Paulo Borges, meninas com menos de 16 anos não entrarão na passarela do evento. Ele também indica que agências recusem modelos menores que as dessa idade. “Modelos de menos de 16 anos, mesmo que tenham vocação, devem estar ao lado dos pais e estudando. Se ela realmente tiver essa vocação, ela vai aguardar o tempo de ter idade e um pouco mais de responsabilidade para isso”. Ontem, mesmo antes de começar, a SPFW promoveu palestras sobre anorexia e alimentação para modelos, sempre pregando o mantra que “para ser magra, não é preciso colocar a saúde em risco”. Moda consciente O estilista mineiro Ronaldo Fraga desenhou a camiseta da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) deste ano. Elas já estão à venda nas lojas, com quantia revertida para a campanha, a R$ 60. Neste ano, o alvo da campanha foi substituído por pássaros em tom de azul.

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