sábado, junho 09, 2007

Distúrbios Alimentares em discussão


"Anorexia e Bulimia Nervosa" e "Nutrição na Adolescência" foram os temas abordados numa palestra, organizada pela Associação de Pais da escola secundária Eça de Queirós, que se realizou, segunda-feira, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim. As convidadas desta actividade foram Conceição Prisco, responsável pelo Gabinete de Psicologia e Orientação da Eça de Queirós e Rute Gomes, Chefe do Serviço de Nutrição do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde que falaram para uma plateia de mais de 300 pessoas, vindas da E.B. 2/3 Flávio Gonçalves, de Aver-O-Mar e Cego do Maio, das secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós e mesmo da Universidade Fernando Pessoa, situada no Porto.
Conceição Prisco abordou a temática da "Anorexia e Bulimia Nervosa" e revelou que na origem destes e doutros distúrbios alimentares está "uma multiplicidade de factores que vão desde a predisposição genética até às pressões culturais, passando pelos factores familiares e psicológicos". Dentro da escola, aponta a responsável pelo Gabinete de Psicologia, só existem "casos pontuais", dado que quando existe alguma evidência, tratam-se de "casos extremos". No entanto, toda a comunidade escolar está atenta aos sinais de comportamento desviante e trabalha, "com intensidade, ao nível da prevenção". Uma acção complementada com o trabalho dos alunos na Área Projecto do 12º ano, em que "muitas vezes foi abordada esta temática". Apesar do muito esforço que tem sido feito, em todo Mundo, para combater o crescente aparecimento de distúrbios alimentares nos adolescentes, são ainda muitos os que adoptam estes comportamentos e com resultados extremos. "A taxa de mortalidade é de dez por cento para os casos que são hospitalizados" aponta Conceição Prisco, que confessa que uma das coisas que mais a assusta é a informação contida em muitas páginas da Internet pró-anorexia e pró-bulimia. "Vêem-se conversas do estilo: já não comes há dois dias, aguenta que assim é que vais ficar bonita!" sublinha.
Obesidade é problema da actualidade
Um dos maiores problemas a que a sociedade moderna tem que fazer face é a Obesidade. Pelo menos essa a opinião de Rute Gomes que lembrou que esta doença foi considerada pela Organização Mundial de Saúde como a "verdadeira epidemia do século XXI", já que, em 2025, "metade da população mundial vai sofrer de obesidade". Aliás, é já "mais prevalente do que a desnutrição nos países sub-desenvolvidos".

Sem comentários: