quarta-feira, julho 11, 2007

Modelos com menos de 16 anos serão banidas das passerelles

Adolescentes menores de 16 anos serão banidas das passerelles a fim de as proteger de desordens alimentares e da exploração sexual, divulgou o Organismo Fiscal para a Saúde das Modelos
O Organismo Fiscal para a Saúde das Modelos afirmou que outras manequins adolescentes, mais velhas, também serão protegidas. De acordo com a organização, a iniciativa de proibir o desfile de modelos mais jovens veio no desejo de preservar a saúde física e mental das raparigas.
«Consideramos totalmente inapropriado a colocação destas jovens, menores de 16 anos, como mulheres adultas», afirmou a Baronesa Kingsmill, líder do organismo. «E o risco de sexualização destas crianças é altíssimo. Os designers podem ser acusados de exploração sexual»
A organização abordou ainda todos os problemas de saúde derivados do «abuso de drogas e álcool e do stress de trabalhar como manequim». «Estamos também preocupados com as condições de trabalho destas jovens, numa profissão com muito pouca transparência»
A medida, promulgada pelo Conselho de Moda Britânico, surge depois de larga polémica sobre o «tamanho zero», ainda que tenha rejeitado a ideia de uma fiscalização apertada do peso das modelos. Quando questionadas, muitas modelos confessaram ter medo de perder trabalho por não serem suficientemente magras.
O Organismo pretende treinar os estilistas e os agentes para localizar as raparigas com distúrbios alimentares e iniciar campanhas contra o álcool e as drogas.

SOL com agências

Sem comentários: