domingo, setembro 30, 2007

ROMA (Reuters) - A foto de uma anoréxica nua foi publicada em jornais e outdoors italianos para ressaltar os efeitos da doença durante a semana de moda de Milão, mas ao mesmo tempo promovendo a marca de roupas Nolita.
Embaixo da foto da mulher vem a frase: "Anorexia não." A foto foi tirada pelo polêmico fotógrafo Oliviero Toscani, que em 1992 fotografou um homem morrendo de Aids para uma campanha da Benneton.
O objetivo de Toscani era "usar aquele corpo nu para mostrar a todo mundo a realidade dessa doença, causada na maioria dos casos pelos estereótipos impostos pelo mundo da moda", disse a Flash&Partners, dona da marca, numa nota.
"Todo mundo diz que é feio, mas não acho, realmente passa o recado", disse Giuseppina Ravelli, depois de ver o outdoor em Milão.
Para a presidente da Associação para o Estudo da Anorexia da Itália, Fabiola De Clercq, a mulher retratada deveria estar internada, e a imagem é "crua demais". Ela acha que, em vez de ajudar as mulheres que sofrem de anorexia, a foto pode fazer com que muitas delas sintam inveja da modelo e queiram ficar ainda mais magras que ela.
As modelos supermagras foram alvo da atenção da imprensa mundial no ano passado quando a semana da moda de Madrid proibiu a presença de modelos com índice de massa corpórea (IMC) de menos de 18 nas passarelas. O IMC é obtido dividindo o peso em quilos pelo quadrado da altura em metros.
Milão respondeu anunciando um novo código de conduta para as passarelas, que obriga as modelos a ter exames médicos.
A campanha da Nolita recebeu o apoio do Ministério da Saúde da Itália, e a nota cita a ministra Livia Turco dizendo que ela "promove a responsabilidade para com o problema da anorexia".

Sem comentários: