sexta-feira, outubro 19, 2007

Itália proíbe anúncio polêmico com modelo anoréxica

MILÃO, Itália (AFP) — A publicidade do fotógrafo italiano Oliviero Toscani contra a anorexia, na qual uma modelo com a doença é mostrada nua, foi proibida nesta sexta-feira na Itália pela entidade que regulamenta o setor de publicidade.
A entidade considerou que a mensagem viola vários artigos do código que disciplina o setor da publicidade e exigiu que seja vetada.
Entre os artigos violados figura o número 1, que impõe que toda publicidade seja "honesta, verídica e correta" e evite "denigrar as pessoas".
As agências de publicidade estão obrigadas a acatar as decisões da entidade disciplinar.
O conhecido fotógrafo italiano Oliviero Toscani, célebre por suas campanhas polêmicas para a Benetton, lançou em setembro passadao uma impressionante denúncia sobre a anorexia com a publicação de uma foto gigante de duas páginas de uma menina nua e extremamente magra.
O anúncio, publicado no jornal La Republicca, incluía uma única palavra, "Não", e foi financiado pela marca de roupa italiana "No-l-ita".
"Há anos me ocupo do problema de anorexia. Quem são os responsáveis? No geral, os meios de comunicação, a televisão, a moda. Parece muito interessante que uma marca de roupa compreenda o fenômeno, tome consciência de seu papel e patrocine a campanha", declarou o fotógrafo na ocasião.
O mundo da moda acolheu favoravelmente a campanha.

Sem comentários: