segunda-feira, novembro 03, 2008

CCT vai decidir se modelos muito magras devem ser proibidas em publicidade e desfile de moda

E em Portugal não se decide nada?

O Senado vai debater nesta quarta-feira (5) um assunto que tem sido discutido no mundo inteiro e envolve moda, saúde e publicidade. Estará em análise, a partir das 8h45, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), projeto (PLS 691/07) do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que proíbe que a publicidade e os desfiles de moda empreguem modelos muito magras. Depois de intenso debate, a Espanha proibiu modelos muito magras, enquanto outros países, como a França, fizeram recomendações com essa finalidade.

A proibição atinge pessoas cujo Índice de Massa Corporal (IMC) seja inferior a 18. Tal índice é empregado por médicos para definir se uma pessoa pode ser considerada obesa, normal ou se seu peso encontra-se abaixo do que seria recomendável em termos de saúde. O senador Gersom Camata pondera que o IMC, apesar de não ser um indicador da composição corporal, "pode ser utilizado por ser um bom indicador do estado nutricional" de uma pessoa.

Camata apresentou seu projeto em 2007, meses após a morte da modelo paulista Ana Carolina Reston Macan, por complicações decorrentes da anorexia, o que a deixou, em uma época da vida, com apenas 42 quilos, apesar de ter 1,70 metro. A modelo chegou a tomar remédios para emagrecer quando tinha 46 quilos. Camata sustenta que a publicidade não deve usar modelos muito magras como padrão de beleza, pois isso influencia principalmente as adolescentes, podendo levá-las ao risco nutricional, com conseqüências sobre sua saúde. O projeto tem voto favorável da relatora, senadora Rolsalba Ciarlini (DEM-RN), que é médica.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado dividindo-se o peso da pessoa em quilos pelo quadrado de sua altura (altura x altura). Se resultado ficar entre 18,5 e 24,4 , a pessoa tem peso dentro da normalidade, segundo a Organização Mundial de Saúde. Se ficar abaixo de 18,5, é recomendável procurar um médico, para verificar se há algum problema de saúde. Se o resultado ficar entre 24,5 e 29,9, a pessoa é considerada pré-obesa. Quando há resultado acima de 30, a pessoa é considerada obesa. Existem sites na internet que calculam o IMC automaticamente, entre eles o da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Sem comentários: