sexta-feira, janeiro 12, 2007


A anorexia fez mais uma vítima mortal no Brasil. Desta vez, foi uma adolescente de apenas 14 anos, que dava os primeiros passos no mundo da Moda. Maiara Galvão Vieira, natural do Rio de Janeiro, é a sexta vítima mortal no país, em menos de dois meses. A jovem morreu no fim-de-semana no Hospital Miguel Couto, sem capacidade para resistir a uma paragem cardio-respiratória.
As últimas fotos, algumas tiradas nas passerelles, que eram o sonho da vida de Maiara, revelam já uma magreza extrema. Maiara, que vivia em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, media 1,70m de altura e pesava apenas 38 quilos.
A família da jovem percebeu a gravidade do problema quando Maiara deixou de conseguir subir as escadas da escola. Antes de morrer, a jovem já não comia nem andava. A anorexia nervosa que a matou só foi diagnosticada a 11 de Dezembro de 2006, depois de ter passado três meses a correr os hospitais do Rio de Janeiro.
Os alertas, que podiam ter evitado mais uma tragédia, não faltaram. A partir de 14 de Novembro de 2006, a imprensa brasileira fez eco da morte de outras cinco jovens, vítimas de anorexia e bulimia. A primeira foi a modelo Ana Carolina Reston, de 21 anos. Dois dias depois, foi a estudante de moda Carla Casale, da mesma idade. Beatriz Bastos e Rosana de Oliveira, ambas com 23 anos, foram as vítimas seguintes. Há uma semana, morreu Thayrine Broto, de 16 anos.

Sem comentários: