domingo, janeiro 28, 2007

Novas regras de combate à anorexia tiram new faces das passarelas

Modelos experientes ganham espaço nos castings, mas estilista queixa-se da falta de novos rostos nos desfiles


Valéria França




SÃO PAULO - Catarinense, 1,80 metro, 52 quilos, Monique Oslen, de 16 anos, divide sua agenda entre Paris, Milão, Nova York e Brasil. Na quinta-feira , pela primeira vez desde que começou nas passarelas, há três anos, ela correu o risco de não desfilar. Poucos minutos antes de entrar na passarela da grife Raia de Goeye, um representante do departamento jurídico da São Paulo Fashion Week telefonou a sua booker reclamando o comprovante de idade da modelo. Sem a documentação, ela ficaria de fora. As novas regras da organização determinam que só desfilam garotas acima de 16 anos com atestado de saúde. O documento, no final, foi localizado e, apesar do susto, Monique pôde vestir o microvestido azul marinho da grife.

Apesar de não resolverem o problema da anorexia, já é possível perceber algumas mudanças trazidas pelas novas normas da São Paulo Fashion Week - estabelecidas depois da morte da modelo Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos, vítima de complicações provocadas pela doença, em novembro. O tema foi parar até num dos desfiles da semana de moda. Ontem à noite, a Vide Bula foi a primeira grife do evento a expressar seu apoio à campanha contra a anorexia. A grife abriu o desfile com a gaúcha Carol Trentini, de 19 anos, vestindo um macacão preto com a estampa de uma caveira. ´Quero alertar para um problema que afeta toda a sociedade´, diz Giácomo Lombardi, dono da grife.

A Vide Bula fez exatamente o que a organização do evento pretende: chamar a atenção para um doença perigosa que atinge 1% da população mundial, segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria. No mundo da moda, onde ser magérrima é pré-requisito, a disfunção alimentar atinge de 2% a 4% das modelos.

Estabeleceu-se um limite de idade pelo fato de a organização do evento entender que as modelos mais experientes são capazes de lidar melhor com o estresse da profissão do que as new faces (estreantes). ´As garotas mais velhas são mais resolvidas e dão menos trabalho. Este ano, não soube de nenhuma desmaiando antes do desfile´, diz o estilista Caio G

Sem comentários: