Pão com queijo e frutas. Este foi o cardápio do café da manhã desta segunda-feira (11) da adolescente de 15 anos, internada há uma semana num hospital de Feira de Santana (BA) por determinação da Justiça. É a primeira vez que a menina, que apresenta quadro de anorexia nervosa, aceita alimentos sólidos. Durante este período, a única exceção na dieta da jovem foi chocolate diet.
A base da alimentação da menina ainda tem como base um composto de sais minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos recebido através de uma sonda e preparado por uma equipe de nutrólogos. Tudo o que era oferecido à jovem ou era recusado, ou ingerido e depois vomitado. Na sexta-feira, a adolescente aceitou suco de frutas e água-de-coco.
Segundo a diretora médica do hospital onde a menina está internada, Carmem Silvana d’Aguiar, o estado de saúde da paciente é estável, mas a jovem está comunicativa e já passeia pelo hospital, o que não havia feito até esta segunda-feira. “Ela só está meio tristinha. Quer voltar logo pra casa”, afirma, mas diz que ainda não há previsão de alta. A menina ainda é acompanhada pela mãe e pela irmã.
A médica explica ainda que, assim que a menina receber alta, o hospital vai sugerir que o tratamento médico e psiquiátrico, bancado pelo convênio de saúde da família, continue em casa, com a visita dos profissionais à casa da adolescente. "Isso vai garantir mais qualidade e agilidade na recuperação dela", afirma.
Investigação
A partir desta segunda-feira (11), o juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, que determinou a internação da adolescente, vai acompanhar o dia-a-dia do caso. A partir de relatórios dos médicos e psiquiatras que recomendaram a intervenção da Justiça, ele deve determinar se houve negligência dos pais em relação à saúde da menina.
A adolescente começou a fazer tratamento contra a anorexia nervosa há três meses num centro que cuida de crianças e adolescentes na cidade. A garota começou o tratamento com 39 kg e, mesmo com o acompanhamento médico, chegou a perder mais quatro quilos. Há 15 dias, ela estava se alimentando em casa através de sondas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário