sábado, setembro 29, 2007

Nudez de Isabelle Caro- uma Grande Mulher e uma "Mulher de Peso"

A anorexia é uma doença, que tem vindo a tomar proporções dramáticas, já que atinge actualmente cerca de 20% de adolescentes em todo o mundo.
Há várias teorias que concorrem para explicar a causa desta doença: as biomédicas (biológicas/químicas), as psicológicas (comportamentais ou psicanalíticas) entre outras. A mais mediática, defende que “o apelo à magreza” até aqui patrocinado pelas principais agências e empresas de modelos mundiais, é seriamente responsável pelo aumento dos casos. Não sei se assim será, mas penso que o apelo à moda da magreza, que se tem sentido nos últimos anos, poderá ser pelo menos uma forma acessível e estimulante de identificação para o adolescente, que assim confirma as suas ideias relativamente à percepção do corpo (que nestes jovens se encontra perturbada).







O problema desenvolveu-se e durante muito tempo a preocupação restringiu-se basicamente aos profissionais de saúde. Mas a situação tornou-se de tal forma trágica que actualmente muitas pessoas, também estão preocupadas. Mais uma vez, foi preciso chegar ao limite, para se agir. E penso que as infelizes mortes recentes e divulgadas de várias jovens modelos (embora muitas e muitas mortes anónimas e silenciosas tenham já acontecido), vieram demonstrar que a anorexia não é uma moda, nem uma mania dos jovens, mas sim uma doença muito perigosa, em que um ser humano assustado, solitariamente se queda num abismo:






“Já não aguento mais esta vida que tenho levado. Pensava que um dia poderia despreocupar-me com a comida, mas agora vejo que isso nunca vai acontecer. Perdi os meus amigos e vejo os meus pais tristes, sempre a discutir por minha causa e sinto-me culpada.
Pensei falar com a avó, mas não posso faze-lo porque a mãe ia sentir-se traída por eu não ter confiado nela.
Não tenho saída nenhuma, se morresse era menos uma preocupação para todos, talvez se unissem mais e voltássemos a ser uma família feliz.
Estou perdida e sozinha no meu sonho que era de ouro e se tornou cinza.
Morrer seria a minha glória possível….” - Anónimo

1 comentário:

Italo André disse...

Olá Luiza, achei seu blog pelo Google e tenho que lhe parabenizar pela iniciativa, até te citei no meu blog, espero que você não desista do seu blog. Faça umas postagens novas, dedique-se e sucesso!!!

Até mais, se quiser vistar meu blog, sinta-se à vontade:

http://tagarelaseociosos.blogspot.com