terça-feira, outubro 09, 2007

Nova Miss Itália recebe críticas por ser muito magra

A nova Miss Itália, Silvia Battisti, de 18 anos, está sendo criticada pelas outras participantes do concurso por ser muito magra. Ela tem 1,80 m de altura e pesa 51 kg.Battisti foi escolhida na última segunda-feira (24). E nesta quarta (26) a imprensa italiana informou sobre o mal-estar causado entre as outras meninas -que preferem a segunda e a terceira classificadas à miss vencedora, que tem 16 de índice de massa corporal (a relação entre o peso e a altura). Na Espanha, modelos com menos de 18 de índice de massa corporal não podem desfilar. Entre as modelos que protestam contra a escolha da Battisti, nascida na região de Veneza, está Raffaella Modugno, representante de Campânia (no sul do país). Ela denunciou a "hipocrisia" de quem "diz uma coisa e faz outra", referindo-se ao júri. Algumas candidatas disseram ao jornal "La Stampa" que os organizadores "perturbaram durante toda a edição da Miss Itália com a questão da anorexia" e "depois escolhem uma Miss Itália que não usa nem 36".
Saiba mais
» Após gafe, miss americana se redime
» Miss Universo dá brilho a concurso de beleza na Indonésia
» Brasileira fica em 3º lugar no Miss Turismo
» Modelo do Bahrein é eleita a nova Miss Árabe
» Após fotos 'indecentes', coroa de miss é mantida nos EUA
» Miss Mundo 2006 entra para a escola de diplomacia
A grande favorita das candidatas à italiana mais bonita era Ilaria Capponi, que ficou em terceiro lugar. Ela tem 19 anos, 1,82 m e 59 kg, um índice de massa corporal de 19, e é jogadora de basquete. O júri técnico do concurso, segundo o jornal "Corriere della Sera", falou de "quatro ossos" ao se referir à jovem Batistti, que, no entanto, assegura que come "de tudo", pratica esporte e está "saudável". O fotógrafo Oliviero Toscani, conhecido por suas provocativas e polêmicas campanhas, entrou no debate e disse que a nova miss é "muito magra". "Infelizmente, as meninas estão clonadas e escolhidas com base no conceito de beleza de alguns teletontos", afirmou. A última campanha de Toscani é uma advertência contra a anorexia. Ele fotografou uma jovem anoréxica, com apenas 31 quilos, sem roupa.

Clique aqui para ler: Itália lança campanha contra anorexia

Concurso agitado
O concurso da Miss Itália foi muito agitado este ano, com uma polêmica devido a que um dos jurados pediu imagens das nádegas das participantes para poder fazer sua escolha e com uma briga ao vivo entre os dois apresentadores, o veterano Mike Bongiorno e a atriz Loretta Goggi.


Reprodução
Três italianas que concorreram ao Miss Itália 2007 (Fotos: Reprodução do site oficial do concurso)
A polémica começou quando o estilista argentino Guillermo Mariotto pediu, durante uma transmissão ao vivo - pela televisão pública "Rai Uno" -, que fossem realizados enquadramentos para avaliar as nádegas das cerca de cem participantes. Mariotto afirmou que nos processos de seleção as meninas são avaliadas de frente e de costas e não entendia por que na televisão só se mostrava a parte da frente. "Sem ver essa parte (as nádegas), não posso julgar", argumentou o argentino, que não titubeou ao afirmar que as moças "querem se parecer com as americanas e emagrecem demais", ficando com "muitas estrias e o bumbum flácido". O diretor da "Rai Uno", Fabrizio del Noce, afirmou que defendia o enquadramento das nádegas se não fosse algo exagerado, já que "as meninas devem ser vistas em sua totalidade".

Polémica
A polémica estava gerada. A deputada do partido de centro-direita Aliança Nacional Daniela Santachè disse que as candidatas "estão sendo tratadas pior que mercadorias, como as vacas antes de serem sacrificadas".
Entre as participantes, a Miss Lácio (região cuja capital é Roma) disse que "não se trata de um concurso de modelos" e que não acredita que sejam necessários "certos enquadramentos". A Miss Ligúria (do noroeste italiano) explicou que "seria necessário mais tempo para que as participantes pudessem falar". A organizadora do concurso, Patrizia Mirigliani, proibiu que as câmeras enquadrem as nádegas das participantes, já que o objetivo do concurso é "conciliar o respeito à mulher e a necessidade de mostrar suas características físicas".

Sem comentários: