terça-feira, outubro 09, 2007

'Só a realidade choca', diz autor de foto com modelo anoréxica

ROMA (AFP) — "Não existe foto chocante, só a realidade choca", declarou nesta quarta-feira à AFP o fotógrafo italiano Oliviero Toscani, autor de uma foto que impressionou o país, a de uma jovem anoréxica, utilizada numa campanha contra a doença.
AFP: Porque você escolheu o tema da anorexia para esta campanha patrocinada pela marca de roupas italiana "No-l-ita", depois de abordar o racismo e da Aids para as campanhas da Benetton?
R: "Quem trabalha no ambiente da moda toma consciência do problema. É esse meio que leva as mulheres a fazer dieta e a querer ficar magras a qualquer custo.
Estudei essa doença quando realizei um curta-metragem sobre uma jovem anoréxica de 16 anos, que foi apresentado no festival de cinema de Locarno, em 2006. Para a foto, encontrei a francesa Isabelle Caro por meio de uma seleção de elenco. Ela não é modelo, é atriz".
AFP: Alguns especialistas desta doença consideraram essa foto negativa, e temem que as anoréxicas se espelhem nesta atriz. O que você pensa disso?
R: "O objetivo é que as mulheres que sofrem de anorexia vejam minha foto e pensem que devem parar tentar de emagrecer.
"Quando se faz algo extremo, sempre há pessoas que se opõem. O resultado é que todo o mundo fala disso. Não existe foto chocante, só a realidade choca".
AFP: Você tem algum vínculo pessoal com a anorexia?
R: "Não. Sou uma simples testemunha de meu tempo, um fotógrafo que, assim como um repórter, analisa fatos de sociedade. Não sou um missionário, mas um jornalista que faz seu trabalho. Nenhuma percentagem dos benefícios decorrentes desta publicidade será transferida às associações que lutam contra a doença".

Sem comentários: