sexta-feira, abril 01, 2011

Anorexia afecta também mulheres com mais de 40 anos

A anorexia, um transtorno alimentar associado sobretudo às jovens, está a afectar cada vez mais mulheres acima dos 40 anos de idade, facto que pode ser explicado pela maior competitividade de emprego com as mulheres mais jovens, o que obriga a mais e melhores cuidados com a imagem corporal.



De acordo com dados fornecidos pelas clínicas e ambulatórios que integram o Programa de Orientação e Atenção aos Pacientes com Transtorno Alimentar da Unifest, em São Paulo, no Brasil, duas em cada dez mulheres atendidas devido a problemas de anorexia têm mais de 40 anos.
Táki Cordás, coordenador do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, sublinha que, há alguns anos atrás, “os relatos médicos sobre anorexia” não faziam referência às mulheres mais velhas, no entanto, este transtorno alimentar tem afectado também pacientes da faixa etária acima dos 40 anos, noticia a Folha.

O coordenador explica que a anorexia tem afectado as mulheres mais velhas porque estas sentem cada vez mais necessidade de competir com as jovens, no que se refere à imagem corporal, na procura de emprego.

Sem comentários: