quinta-feira, junho 14, 2007

Ditadura da Magreza



Consumo excessivo de remédios para emagrecer, anorexia e bulimia são trágicas conseqüências de uma cultura que exalta a aparência física e o corpo perfeito, que obrigatoriamente deve ser magro. As mulheres são as principais vítimas da luta contra o aumento de peso.

O BRASIL é campeão mundial no consumo de drogas estimulantes utilizadas principalmente para emagrecer. A taxa no país, de 12,5 doses diárias por mil habitantes, é quase o triplo da registrada nos Estados Unidos. A informação consta no relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão auxiliar da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

SEGUNDO estudo do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), 92% dos consumidores de remédios inibidores de apetite são mulheres. Pode-se dizer que elas são as principais vítimas da chamada Ditadura da Magreza, pois também respondem pela grande maioria dos casos de anorexia e bulimia.

ANOREXIA e bulimia são transtornos alimentares graves. Segundo a psicanalista Rosita Esteves, essas doenças relacionam-se intimamente com a área psicológica do organismo, mas também trazem sérios prejuízos físicos ao corpo. Em ambos os casos a pessoa tem uma imagem distorcida do próprio corpo, embora magra enxerga-se gorda.

NA ANOREXIA, a pessoa simplesmente para de se alimentar ou ingere pouquíssimas calorias. Na bulimia, ela come compulsivamente em um curto período de tempo e, para eliminar o excesso calórico e não engordar, toma medidas compensatórias, provocando o vômito e usando laxantes, diuréticos e anfetaminas. Além de inúteis, tais drogas são prejudiciais à saúde. Mas a vaidade humana não tem limites!

SERIA muito mais fácil assumir a postura da Bíblia: a Verdade vos fará livres. Isso significa assumir o que somos. Naturalmente isso não significa a proibição de cuidar da saúde. Pelo contrário é um dever que se origina do 5º Mandamento: Não matar, o que inclui também o não se matar.

A VIDA é dada e pertence a Deus. Cuidar da saúde é um dever de todos. Mas não será com ilusões de farmácia. A saúde firma-se numa alimentação sadia, nos exercícios físicos e preocupação em manter a mente saudável e otimista. A crença em Deus ajuda a viver bem. Mais ainda: nos dá a certeza de uma Vida depois da vida.

Arcebispo Dom Itamar Vian

Sem comentários: